segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Empresas catarinenses de tecnologia participam da Futurecom 2007

O Conselho de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina (CETIC-SC) terá um espaço para as empresas catarinenses no estande do Governo do Estado, FAPESC e Fundação Certi, durante a Futurecom 2007, em Florianópolis. TalkAndWrite, V.Office, Cianet Networking e BRy Tecnologia apresentarão suas soluções no Business Trade Show - a feira de negócios do evento.

Em meio a gigantes do setor de tecnologia da informação e telecomunicações, como Nokia, TIM, Siemens, Samsung, as empresas catarinenses pretendem aproveitar a visibilidade que a maior feira do segmento na América Latina oferece aos participantes. Segundo Heitor Blum S.Thiago, presidente do CETIC-SC, a Futurecom em Florianópolis é uma oportunidade de mostrar para o país e para o mundo o potencial do setor tecnológico catarinense. “Diversas de nossas empresas já exportam suas soluções de software, hardware e equipamentos para países da América Latina, Europa e Estados Unidos, além de serem reconhecidas nacionalmente ao comercializarem para os Estados brasileiros”, explica S.Thiago.

Entre as empresas que já conquistaram o mundo está a TalkAndWrite, instalada no MIDI Tecnológico - incubadora de base tecnológica mantida pelo SEBRAE-SC e administrada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). A empresa desenvolveu um software, atualmente integrado ao Skype, que permite simular a interação entre duas ou mais pessoas trabalhando lado a lado sobre um mesmo documento. Idealizado para uso em webconferências, a ferramenta brasileira já atingiu a marca de 850 mil downloads e ocupa atualmente a segunda posição no ranking do Skype, com média de 5 mil a 6 mil novos usuários por dia. Traduzido em 27 idiomas, o software encontrou na Europa, na Ásia e no Pacífico o principal mercado consumidor. “Durante a feira, além de apresentar os recursos que nosso software oferece para o mundo dos negócios, buscaremos novas parcerias e conheceremos novos mercados”, explica Marcelo Rezende, sócio da TalkAndWrite.

Já a V.Office, associada a ACATE, atua na venda, implementação e suporte de produtos como sistemas operacionais, telecomunicações e segurança de redes, através de parcerias estratégicas com a Microsoft, Novell, McAfee, Xorcom, Cisco e Allot. Durante a Futurecom, irá apresentar suas soluções voltadas para o mercado de VoIP. A empresa é uma das principais especialistas no país em Asterisk - plataforma open source de telefonia utilizada em centrais telefônicas IP. “Pretendemos na oportunidade fechar parcerias com novos fabricantes para este segmento, além de buscar revendas interessadas em produtos Xorcom - servidores para Asterisk”, explica Ana Cristina Gonçalves, diretora de Operações da empresa. Outra novidade a ser apresentada é um equipamento de telemetria que permite a comunicação de dados via rede GPRS, de telefonia celular, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Integração Hardware e Software (LISHA).

A Cianet Networking estará pelo quinto ano consecutivo participando do evento - o terceiro no estande do Governo do Estado. “Pretendemos apresentar aos participantes nossas soluções que atendem o mercado de internet banda larga, com custo e perfomance mundialmente competitivas”, explica Victor Serednicki, diretor da empresa. A Cianet é umad as pioneiras mundiais na fabricação de produtos utilizando o padrão HPNv3, conversores e switches gerenciáveis que permitem velocidades de até 320Mbps em cabo coaxial ou fio telefônico comum. "Nossa tecnologia abre um enorme leque para que seja fornecido conteúdo de alta qualidade e demanda de banda pelos provedores de serviço. Tudo isso sem investimentos em infra-estrutura" explica Serednicki.

A quarta empresa a participar do estande compartilhado é a BRy Tecnologia, catarinense especializada no desenvolvimento de soluções de assinatura, protocolo e certificação digital. A presença no evento pelo segundo ano tem como objetivo prospectar clientes e despertar o interesse pela implementação de soluções que promovam a segurança no uso de documentos eletrônicos.

Fonte: Dialetto

Nenhum comentário: