terça-feira, 2 de outubro de 2007

Extreme Networks anuncia “Porta Universal” para redes que fazem a configuração automática de dispositivos

A Extreme Networks, líder em tecnologia de redes convergentes abertas, apresenta na Futurecom 2007 uma nova tecnologia de redes capaz de tornar automático o reconhecimento e o gerenciamento dos mais diversos dispositivos que se conectam nas bordas da rede corporativa. O objetivo é eliminar a dificuldade de colocar em funcionamento nas redes equipamentos como modems, pen-drives, computadores portáteis, impressoras, DVD, câmeras etc. Hoje, a ligação destes equipamentos em rede costuma demandar complicadas tarefas de configuração de software, muitas vezes exigindo conhecimentos especializados.

Batizada de “Universal Port Framework” (ou Estrutura de Porta Universal), a nova tecnologia ambiciona levar para as redes a mesma facilidade de conexão e reconhecimento imediato de equipamentos externos que foi atribuída aos PCs a partir da introdução da porta USB.

Associado à tecnologia de gerenciamento unificado de redes da Extreme Networks, o Universal Port Framework pode admitir, ao mesmo tempo, periféricos cabeados ou dispositivos móveis, como PDAs, smart-phones, telefones wireless ou notebooks visitantes. Com isto, garante a empresa, o avanço da convergência no mundo das redes corporativas, recebe um importante impulso ao tornar praticamente “natural” a aderência de equipamentos e serviços à rede, ao mesmo tempo em que se elimina a exigência de especialização técnica para a configuração de novas conexões.

“Esta drástica redução de custo – com a dispensa de mão de obra especializada – conjugada à rapidez da inserção de novos dispositivos na rede - é exatamente o elo que faltava para a propagação mais rápida das redes convergentes”, assinala Leonardo Bon, diretor da Extreme Networks para ao Brasil e América do Sul.

Segundo ele, o Universal Port e seus recursos de gerenciamento devem favorecer também o avanço de aplicações como VoIP e inúmeros serviços “triple play”, que rodam em múltiplas plataformas de software e hardware e hoje encontram sérias limitações de funcionamento nas bordas dos backbones.

Além de aplicar a última tecnologia de reconhecimento e autenticação – ou desautenticação - de periféricos e serviços, o Universal Port oferece forte estrutura para o gerenciamento, com base em contextos técnicos específicos, possibilitando a configuração dinâmica e orientada a eventos. Entre as facilidades suportadas pelo sistema estão vários níveis de segurança, o suporte a PoE (Power over Ethernet; ou seja a munição de energia para os dispositivos via a própria rede de dados) e a criação de perfis dinâmicos dos periféricos clientes para a criação redes privadas virtuais (VLANs) de alta segurança.

O Universal Port começa a chegar ao mercado brasileiro através de lançamentos como os novos switches de configuração fixa Summit X250, que vêm equipados com o novo sistema operacional de redes ExtremeXOS 12.0. Recentemente, a Avaya anunciou a concessão do certificado de “Avaya Compliant” para o Universal Port, após submeter a nova plataforma a uma bateria de testes de conformidade com o seu portfólio de soluções para telefonia IP.

Fonte: Press Consult

Nenhum comentário: