terça-feira, 2 de outubro de 2007

Inmarsat lança novos serviços de banda larga móvel na Futurecom

A Inmarsat, principal fornecedora mundial de comunicações globais móveis via satélite, lança dois novos serviços na Futurecom 2007: FleetBroadband e SwiftBroadband. Essas duas soluções, aliadas à solução BGAN — que já ultrapassou a barreira dos 10 mil terminais ativados, tornando-se um enorme sucesso internacional —, oferecerão cobertura de banda larga móvel via satélite em âmbito global. “A Inmarsat identificou que as demandas comerciais nas operações de navios e de aeronaves são crescentes, portanto é essencial ter conectividade avançada e qualidade de comunicação nestes ambientes”, afirma Svante Hjorth, vice-presidente da Inmarsat para as Américas.

O serviço FleetBroadband será o primeiro lançamento de comunicações marítimas a fornecer transmissão de voz e dados simultâneos em banda larga e alta velocidade, em padrões 3G e âmbito global, de forma econômica, por meio de uma antena compacta. Necessidades como atualização de informações meteorológicas, planejamento da rota e encomenda de suprimentos, além do contato da tripulação via e-mail com seus familiares, serão totalmente atendidas com esse serviço que traz a comunicação para o âmbito IP.

O usuário poderá enviar e receber mensagens eletrônicas, transmitir arquivos pesados e, ao mesmo tempo, fazer chamadas telefônicas. O equipamento será de fácil configuração e disponibilizará aos usuários cobertura ininterrupta nos oceanos desde 76º norte até 76º sul, com disponibilidade média de rede superior a 99,99%. A rede também será compatível com produtos de segurança adicionais, como VPNs e criptografia ISDN. A solução estará disponível em dois terminais: FB250 e FB500.

Já o SwiftBroadband oferecerá acesso móvel via satélite para aeronaves. Esse serviço terá suporte tanto para aplicações na rede de IP como na rede comutada , além de atender as principais necessidades das tripulações de aeronaves incluindo acesso ao plano de vôo, atualizações meteorológicas, bem como telefonia, mensagens de texto, e-mails, Internet e acesso à intranet. O aplicativo também será compatível com produtos de segurança adicionais como o STU-IIIb, STE, Taclane, KIV-7 e Brent. O SwiftBroadband terá cobertura mundial, exceto nas regiões polares extremas.

Em 2006, a Inmarsat lançou o BGAN, o primeiro sistema de comunicação móvel via satélite do mundo a oferecer a possibilidade de transmissão simultânea de voz e dados em banda larga, em um único aparelho realmente portátil. A solução – chamada Broadband Global Area Network / Rede Global de Banda Larga – demorou seis anos para ser desenvolvida e pode hoje ser usada em qualquer lugar do planeta. O sistema, que consumiu US$ 1,5 bilhões em investimentos, também foi o primeiro a oferecer taxas de dados IP garantidos sob demanda. No Brasil, o serviço aguarda a liberação da licença de uso pela Anatel, que deve acontecer até o final de 2007.

“Com esses três serviços e, após o lançamento bem sucedido do terceiro satélite Inmarsat-4 F3, a cobertura de banda larga móvel da Inmarsat será global, fazendo com que a empresa estabeleça um novo padrão para a indústria de telecomunicações”, completa Svante.

Sobre a Inmarsat

A Inmarsat (www.inmarsat.com) é a principal fornecedora mundial de comunicações globais móveis via satélite. Desde 1979, oferece comunicações confiáveis de voz e de dados em alta velocidade, para governos, empresas e outras organizações, por meio de uma grande variedade de serviços para uso em terra, no ar e no mar. Os serviços estão disponíveis por meio de uma rede que engloba os principais grupos de telecomunicações do mundo. Em 2006, o grupo alcançou receita de U$ 500,1 milhões, resultado operacional de U$ 174,9 milhões e EBITDA de U$ 331,7 milhões.

Fonte: MS&L

Nenhum comentário: